Consulte suas aulas - Serviços oferecidos pelo Detran-SP

Escolha o tipo de Aula

Manual do Candidato

Elaborado pelo órgão de transito de SP com todos os principais requisitos.

Provas

Teórica e Prática

Dicas para iniciantes durante as aulas práticas:

Não é permitido fazer as aulas práticas sem sua LADV e RG em mãos.
(2º via tem custo)
Não é tolerado atrasos.
As aulas só poderão ser remarcadas com pelo menos 24 horas de antecedência.
Use roupas confortáveis. É muito importante que você esteja à vontade.
Durante a aula prática não é permitido usar chinelos e sapatos altos. Usar sapato confortável e bem ajustado nos pés.
Tente não ficar nervoso durante a aula. O instrutor está sempre ao lado, atento para quaisquer problemas.
Coloque o banco em uma posição confortável, onde você se sinta seguro. Não incline muito para trás, ou você pode acabar com dores nas costas.
Arrancar de maneira brusca reduz a vida útil de engrenagens, pneus e embreagem.
Não dirija em um carro qualquer antes de tirar a CNH. O carro da autoescola é especialmente equipado com pedais no banco do carona para a sua segurança.
Leia com atenção a apostila das aulas teóricas. Lá estão muitas regras importantes que você deve levar adiante na sua vida de motorista.
Preste atenção, aprender a dirigir traz grandes responsabilidades, é por isso que o processo é rigoroso.
Mantenha os retrovisores ajustados. Para dirigir bem, você deve se sentir seguro a respeito do que consegue ver.
Não beba antes de dirigir.
Mantenha as duas mãos no volante. Essa atitude dá maior firmeza e segurança ao dirigir.


Exame Prático Carro - (B)

Dicas importantes

Vai agendar sua prova prática?
Leia o Manual do Exame Prático do Detran.SP e fique informado sobre o passo-a-passo do exame prático, seus direitos e deveres e principalmente as regras de avaliação.

Não é permitido bermudas, bonés, saias, camisetas e chinelos.

Lembre-se, para a realização da “Prova Prática” você precisa apresentar:

  • Documento de identidade original com foto nítida
  • LADV

Dicas para a Prova Prática no Detran

  • Pense na prova como se fosse mais uma aula
  • Veja o examinador como se fosse o seu instrutor
  • Aposte em técnicas de respiração e concentração
  • Feche os olhos e ouvidos para ansiedade dos outros candidatos

Antes de ligar o CARRO:

  1. Ajustar o banco;
  2. Ajustar os espelhos retrovisores;
  3. Colocar o cinto de segurança;
  4. Verificar se o veículo está em ponto morto;
  5. Dar a partida.

 

Durante o percurso:

  1. Não sair com o freio de mão puxado;
  2. Não dar partida no motor com o carro engrenado;
  3. Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículo;
  4. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída;
  5. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;
  6. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas (manobra);
  7. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;

Ao finalizar o percurso:

  1. Dar setas ao parar o veículo;
  2. Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.

Lembre-se: Se faltar ou reprovar no exame remarcação + taxas

Exame Prático Moto - (A)

Dicas importantes

Antes de iniciar o percurso:
1. Colocar o capacete;
2. Regular a jugular e abaixar a viseira;
3. Subir na moto, levantar o descanso, ligar a moto e verificar o farol.

Ao iniciar o percurso:
1. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha;
2. jogar a segunda marcha até o segundo cone;
3. Entrar pelos cones pelo lado direito;
4. Subir no pranchão acelerando até a metade do mesmo;
5. Ao sair do pranchão ligar seta para direita;
6. Ao finalizar duas curvas para direita, ligar seta para esquerda;
7. Ao finalizar a curva para a esquerda, ligue a seta novamente para a direita;
8. Antes de entrar no “oito”, desarmar a seta;
9. Entrar no “oito” pelo lado direito;
10. Finalizando o “oito”, acelerar o mínimo possível para jogar a terceira marcha;
11. Entrando a terceira marcha não acelerar, deixando que a moto ande livremente até a primeira marcação no percurso, quando deverá reduzir sem frear. Após a primeira marcação, reduzir para primeira marcha antes da segunda marcação. Passando da segunda marcação, utilize os dois freios dianteiro e traseiro, a fim de parar antes da parada obrigatória;
12. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão.
13. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo;
14. Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.
15. Ao sair dos cones, arriar o descanso, finalizando o exame.

Durante o percurso:
1. Após jogar a segunda marcha, não ficar com a mão na embreagem ou freio;
2. Jamais entrar no “oito” com a seta armada;
3. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso;
4. Não apoiar nenhum dos pés no chão;
5. Entrar pelo lado direito dos cones;
6. Não é necessário regular os espelhos;
7. Fazer as reduções antes das marcações (não esquecer de recolher a mão no punho após cada redução);
8. Jamais levantar a viseira, principalmente quando parar a moto;
9. Jamais acionar o freio, somente na parada obrigatória;

Não é permitido realizar a prova no Detran de regata, bermuda, minissaia, boné e chinelo. 

Se faltar ou reprovar no exame teórico será cobrado uma taxa de remarcação + taxas

  1. Pense na prova como se fosse mais uma aula
  2. Veja o examinador como se fosse o seu instrutor
  3. Aposte em técnicas de respiração e concentração
  4. Feche os olhos e ouvidos para ansiedade dos outros candidatos, se concentre no que precisa fazer no trajeto da prova prática

Lembre-se, para a realização da “Prova Prática” você precisa apresentar:

  • Documento de identidade original com foto nítida;
  • LADV;