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Manual do Candidato

Elaborado pelo órgão de transito de SP com todos os principais requisitos.

Provas

Confira nossas dicas para as provas: teórica e prática.

Dicas para iniciantes durante as aulas práticas:

  • Não é permitido fazer as aulas práticas sem sua LADV e RG em mãos (2º via tem custo)
  • Não é tolerado atrasos.
  • As aulas só poderão ser remarcadas com pelo menos 24 horas de antecedência.
  • Use roupas confortáveis. É muito importante que você esteja à vontade.
  • Durante a aula prática não é permitido usar chinelos e sapatos altos. Usar sapato confortável e bem ajustado nos pés.
  • Tente não ficar nervoso durante a aula. O instrutor está sempre ao lado, atento para quaisquer problemas.
  • Coloque o banco em uma posição confortável, onde você se sinta seguro. Não incline muito para trás, ou você pode acabar com dores nas costas.
  • Arrancar de maneira brusca reduz a vida útil de engrenagens, pneus e embreagem.
  • Não dirija em um carro qualquer antes de tirar a CNH. O carro da autoescola é especialmente equipado com pedais no banco do carona para a sua segurança.
  • Leia com atenção a apostila das aulas teóricas. Lá estão muitas regras importantes que você deve levar adiante na sua vida de motorista.
  • Preste atenção, aprender a dirigir traz grandes responsabilidades, é por isso que o processo é rigoroso.
  • Mantenha os retrovisores ajustados. Para dirigir bem, você deve se sentir seguro a respeito do que consegue ver.
  • Não beba antes de dirigir.
  • Mantenha as duas mãos no volante. Essa atitude dá maior firmeza e segurança ao dirigir.

Agora é com você! Siga nossas dicas e boa sorte.


Exame Prático Carro - (B)

Dicas importantes

Vai agendar sua prova prática?

Leia o Manual do Exame Prático do Detran.SP e fique informado sobre o passo-a-passo do exame prático, seus direitos e deveres e principalmente as regras de avaliação.

Não é permitido bermudas, bonés, saias, camisetas e chinelos.

Lembre-se, para a realização da “Prova Prática” você precisa apresentar:

  • Documento de identidade original com foto nítida
  • LADV

 

Dicas para a Prova Prática no Detran

  • Pense na prova como se fosse mais uma aula
  • Veja o examinador como se fosse o seu instrutor
  • Aposte em técnicas de respiração e concentração
  • Feche os olhos e ouvidos para ansiedade dos outros candidatos

Antes de ligar o carro:

  1. Ajustar o banco;
  2. Ajustar os espelhos retrovisores;
  3. Colocar o cinto de segurança;
  4. Verificar se o veículo está em ponto morto;
  5. Dar a partida.

Durante o percurso:

  1. Não sair com o freio de mão puxado;
  2. Não dar partida no motor com o carro engrenado;
  3. Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículo;
  4. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída;
  5. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;
  6. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas (manobra);
  7. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;

Ao finalizar o percurso:

  1. Dar setas ao parar o veículo;
  2. Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.

Lembre-se: Se faltar ou reprovar no exame remarcação + taxas.

Exame Prático Moto - (A)

Dicas importantes

Antes de iniciar o percurso:

  1. Colocar o capacete;
  2. Regular a jugular e abaixar a viseira;
  3. Subir na moto, levantar o descanso, ligar a moto e verificar o farol.

Ao iniciar o percurso:

  1. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha;
  2. Jogar a segunda marcha até o segundo cone;
  3. Entrar pelos cones pelo lado direito;
  4. Subir no pranchão acelerando até a metade do mesmo;
  5. Ao sair do pranchão ligar seta para direita;
  6. Ao finalizar duas curvas para direita, ligar seta para esquerda;
  7. Ao finalizar a curva para a esquerda, ligue a seta novamente para a direita;
  8. Antes de entrar no “oito”, desarmar a seta;
  9. Entrar no “oito” pelo lado direito;
  10. Finalizando o “oito”, acelerar o mínimo possível para jogar a terceira marcha;
  11. Entrando a terceira marcha não acelerar, deixando que a moto ande livremente até a primeira marcação no percurso, quando deverá reduzir sem frear.
  12. Após a primeira marcação, reduzir para primeira marcha antes da segunda marcação.
  13. Passando da segunda marcação, utilize os dois freios dianteiro e traseiro, a fim de parar antes da parada obrigatória;
  14. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão.
  15. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo;
  16. Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.
  17. Ao sair dos cones, arriar o descanso, finalizando o exame.

Durante o percurso:

  1. Após jogar a segunda marcha, não ficar com a mão na embreagem ou freio;
  2. Jamais entrar no “oito” com a seta armada;
  3. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso;
  4. Não apoiar nenhum dos pés no chão;
  5. Entrar pelo lado direito dos cones;
  6. Não é necessário regular os espelhos;
  7. Fazer as reduções antes das marcações (não esquecer de recolher a mão no punho após cada redução);
  8. Jamais levantar a viseira, principalmente quando parar a moto;
  9. Jamais acionar o freio, somente na parada obrigatória;
  10. Pense na prova como se fosse mais uma aula;
  11. Veja o examinador como se fosse o seu instrutor;
  12. Aposte em técnicas de respiração e concentração;
  13. Feche os olhos e ouvidos para ansiedade dos outros candidatos, se concentre no que precisa fazer no trajeto da prova prática!

Lembre-se, para a realização da “Prova Prática” você precisa apresentar:

  • Documento de identidade original com foto nítida;
  • LADV;

Não é permitido realizar a prova no Detran de regata, bermuda, minissaia, boné e chinelo. 

Se faltar ou reprovar no exame teórico será cobrado uma taxa de remarcação + taxas