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Curso Teórico

Orientações para início do curso

Curso Teórico – Online

1) ACESSE WWW.PROCONDUTOR.COM.BR > CLIQUE EM FACA O CURSO > INSIRA SEU CPF E SUA SENHA É OS 4 PRIMEIROS NUMEROS DO SEU CPF
1.1) O CFC utiliza a plataforma do DETRAN e é responsável por ministrar as aulas, os registros de presença e a manutenção da plataforma e de responsabilidade do DETRAN

2) CLIQUE EM AGENDAMENTOS E ACESSE A LIVE COM A DATA E HORA DO SEU CURSO
2.1) PELO CELULAR BAIXE O APP PROCONDUTOR

3)EM CASO DE PROBLEMAS VOCÊ PODE ENTRAR EM CONTATO COM A PROCONDUTOR: 11 3014-7740
3.1) NAO É PERMITIDO ATRASOS PARA O CURSO DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO O ATRASO MÁXIMO É DE 10 MINUTOS.

## CONFORME O CONTRATO E ORIENTAÇÃO DO ORGÃO ESTADUAL DE TRANSITO NAO É PERMITIDO USO DE CAMISETA REGATA, SHORTS, BONÉS, CHINELOS, SAIAS ACIMA DO JOELHOS OU DECOTES. ##

o vídeo acima são ilustrativos e podem sofrer alterações sem aviso prévio da plataforma.

Manual de Utilização

Simulador de Trânsito

Orientações do Simulador

Para suas aulas é importante lembrar

Chegue com 15 minutos de antecedência para sua aula – Não há tempo de tolerância para atrasos

Você deve ter um fone de ouvido (modelo simples, p2)

Tenha sempre em mãos o seu cronograma de agendamento

## CONFORME O CONTRATO E ORIENTAÇÃO DO ORGÃO ESTADUAL DE TRANSITO NAO É PERMITIDO USO DE CAMISETA REGATA, SHORTS, BONÉS, CHINELOS, SAIAS ACIMA DO JOELHOS OU DECOTES. ##

Por meio da imersão e do conteúdo das aulas, o condutor é treinado, em ambiente seguro e controlado, a dirigir em diferentes circunstâncias típicas do trânsito, que não poderiam ser reproduzidas nas aulas práticas em vias públicas.

Isso garante um aprendizado mais eficaz e um melhor preparo, uma vez que o equipamento treina o aluno para que ele possa reagir corretamente a cenários rotineiros e situações adversas.

Conteúdos

  • Condução e circulação

    Em vias urbanas e rurais, com obstáculos, aclives e declives, com tráfego intenso e condições atmosféricas diversas, inclusive em regiões montanhosas. Aqui, entram também a utilização dos freios e normas de parada e estacionamento.

  • Aquaplanagem

    Apresentação à situação de deslizamento sobre a água, como proceder e as consequências de uma reação incorreta.

  • Curvas

    Durante todo o trajeto, o aluno é orientado sobre a forma correta de conduzir nas curvas, em diferentes condições de pista.

  • Período noturno

    Ao realizar aulas noturnas em qualquer hora do dia, é possível dirigir em segurança nesta condição sem se expor aos riscos dessa prática nas vias públicas.

  • Teste de alcoolemia

    Simula os efeitos do álcool no organismo e as suas reações às situações de direção na via pública.

Manual do Candidato

Elaborado pelo órgão de transito de SP com todos os principais requisitos.

Provas

Confira nossas dicas para as provas: teórica e prática.

Dicas para iniciantes durante as aulas práticas:

  • Não é permitido fazer as aulas práticas sem sua LADV e RG em mãos (2º via tem custo)
  • Não é tolerado atrasos.
  • As aulas só poderão ser remarcadas com pelo menos 24 horas de antecedência.
  • Use roupas confortáveis. É muito importante que você esteja à vontade.
  • Durante a aula prática não é permitido usar chinelos e sapatos altos. Usar sapato confortável e bem ajustado nos pés.
  • Tente não ficar nervoso durante a aula. O instrutor está sempre ao lado, atento para quaisquer problemas.
  • Coloque o banco em uma posição confortável, onde você se sinta seguro. Não incline muito para trás, ou você pode acabar com dores nas costas.
  • Arrancar de maneira brusca reduz a vida útil de engrenagens, pneus e embreagem.
  • Não dirija em um carro qualquer antes de tirar a CNH. O carro da autoescola é especialmente equipado com pedais no banco do carona para a sua segurança.
  • Leia com atenção a apostila das aulas teóricas. Lá estão muitas regras importantes que você deve levar adiante na sua vida de motorista.
  • Preste atenção, aprender a dirigir traz grandes responsabilidades, é por isso que o processo é rigoroso.
  • Mantenha os retrovisores ajustados. Para dirigir bem, você deve se sentir seguro a respeito do que consegue ver.
  • Não beba antes de dirigir.
  • Mantenha as duas mãos no volante. Essa atitude dá maior firmeza e segurança ao dirigir.

Agora é com você! Siga nossas dicas e boa sorte.

Exame Prático Carro - (B)

Dicas importantes

Vai agendar sua prova prática?

Leia o Manual do Exame Prático do Detran.SP e fique informado sobre o passo-a-passo do exame prático, seus direitos e deveres e principalmente as regras de avaliação.

Não é permitido bermudas, bonés, saias, camisetas e chinelos.

Lembre-se, para a realização da “Prova Prática” você precisa apresentar:

  • Documento de identidade original com foto nítida
  • LADV

 

Dicas para a Prova Prática no Detran

  • Pense na prova como se fosse mais uma aula
  • Veja o examinador como se fosse o seu instrutor
  • Aposte em técnicas de respiração e concentração
  • Feche os olhos e ouvidos para ansiedade dos outros candidatos

Antes de ligar o carro:

  1. Ajustar o banco;
  2. Ajustar os espelhos retrovisores;
  3. Colocar o cinto de segurança;
  4. Verificar se o veículo está em ponto morto;
  5. Dar a partida.

Durante o percurso:

  1. Não sair com o freio de mão puxado;
  2. Não dar partida no motor com o carro engrenado;
  3. Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículo;
  4. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída;
  5. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;
  6. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas (manobra);
  7. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;

Ao finalizar o percurso:

  1. Dar setas ao parar o veículo;
  2. Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.

Lembre-se: Se faltar ou reprovar no exame remarcação + taxas.

Exame Prático Moto - (A)

Dicas importantes

Antes de iniciar o percurso:

  1. Colocar o capacete;
  2. Regular a jugular e abaixar a viseira;
  3. Subir na moto, levantar o descanso, ligar a moto e verificar o farol.

Ao iniciar o percurso:

  1. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha;
  2. Jogar a segunda marcha até o segundo cone;
  3. Entrar pelos cones pelo lado direito;
  4. Subir no pranchão acelerando até a metade do mesmo;
  5. Ao sair do pranchão ligar seta para direita;
  6. Ao finalizar duas curvas para direita, ligar seta para esquerda;
  7. Ao finalizar a curva para a esquerda, ligue a seta novamente para a direita;
  8. Antes de entrar no “oito”, desarmar a seta;
  9. Entrar no “oito” pelo lado direito;
  10. Finalizando o “oito”, acelerar o mínimo possível para jogar a terceira marcha;
  11. Entrando a terceira marcha não acelerar, deixando que a moto ande livremente até a primeira marcação no percurso, quando deverá reduzir sem frear.
  12. Após a primeira marcação, reduzir para primeira marcha antes da segunda marcação.
  13. Passando da segunda marcação, utilize os dois freios dianteiro e traseiro, a fim de parar antes da parada obrigatória;
  14. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão.
  15. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo;
  16. Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.
  17. Ao sair dos cones, arriar o descanso, finalizando o exame.

Durante o percurso:

  1. Após jogar a segunda marcha, não ficar com a mão na embreagem ou freio;
  2. Jamais entrar no “oito” com a seta armada;
  3. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso;
  4. Não apoiar nenhum dos pés no chão;
  5. Entrar pelo lado direito dos cones;
  6. Não é necessário regular os espelhos;
  7. Fazer as reduções antes das marcações (não esquecer de recolher a mão no punho após cada redução);
  8. Jamais levantar a viseira, principalmente quando parar a moto;
  9. Jamais acionar o freio, somente na parada obrigatória;
  10. Pense na prova como se fosse mais uma aula;
  11. Veja o examinador como se fosse o seu instrutor;
  12. Aposte em técnicas de respiração e concentração;
  13. Feche os olhos e ouvidos para ansiedade dos outros candidatos, se concentre no que precisa fazer no trajeto da prova prática!

Lembre-se, para a realização da “Prova Prática” você precisa apresentar:

  • Documento de identidade original com foto nítida;
  • LADV;

Não é permitido realizar a prova no Detran de regata, bermuda, minissaia, boné e chinelo. 

Se faltar ou reprovar no exame teórico será cobrado uma taxa de remarcação + taxas